quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Fones de ouvido com redução de ruído

Passei uma boa temporada ouvindo podcasts no metrô, nas idas e vindas do trabalho. É muito conveniente, já que em São Paulo o metrô anda tão lotado que está cada vez mais difícil conseguir ler algo (que era meu hábito anterior).

O problema é que o metrô é um lugar bem barulhento e ouvir algo como um podcast, que é alguém falando em volume normal (tipicamente em inglês no meu caso) é algo bem difícil. Uma alternativa barata é colocar o volume no máximo ou pausar quando a barulheira for demais.

A alternativa mais cara (e melhor para seus tímpanos) é comprar fones com redução de ruído. Eu possuo um modelo da Sony (MDR-NC22). Alguns Players da Sony possuem este recurso embutido, o que elimina fios e a necessidade de um módulo externo. Há tb o SHN2500 da Philips aqui no Brasil, por volta de R$100,00. Estes são os chamados fones com redução ativa (ou seja, baseado em um circuito que inverte o som captado por microfones incorporados ao fone).

Há também fones passivos que nada mais são do que uma combinação de um tampão de ouvidos com um fone de ouvidos. Basicamente você enfia o fone ouvido adentro, e ele mecanicamente isola o som externo. Os puristas argumentam que os passivos distorcem menos o som. Como tenho medo de aumentar o volume acidentalmente com um fone desses e machucar meus tímpanos, preferi o modelo ativo. Alta fidelidade não é algo importante para quem ouve podcasts no metrô...

Vá por mim, vale a pena.

Nenhum comentário: