domingo, 25 de maio de 2008

Onde baixar podcasts em português

A lista está em constante modificação. Fique a vontade para sugerir o seu preferido:

Limão - Podcasts sobre temas variados como família, esporte aventura, bichos de estimação e música pop

Folha de São Paulo
- Podcasts sobre notícias, análises e especiais com periodicidade indo de um que é atualizado várias vezes por dia até outros enventuais como o sobre a imigração japonesa.

ESPN Brasil
- Naturalmete sobre esportes.

Revista INFO - Um podcast semanal com resumo das notícias e um outro sobre música digital, além de alguns especiais e entrevistas esporádicas.

Revista Veja - Por enquanto apenas as colunas do Diogo Mainardi e o Radar Online do Mauro Jardim estão em podcast.

IDG Now
- Tecnologia, internet, negócios e estratégias

PodcastOne - Diretório de podcasts brasileiro com milhares de podcasts

PodCasting Brasil - Diretório de podcasts brasileiro, onde o foco parece ser podcasts de empresas tais como Cyrella e Natura.

Baixando MP3

Este artigo é uma visão geral do assunto. Posteriormente pretendo postar artigos mais específicos sobre diretórios de podcasts, programas, sites, etc.

Para podcasts acho que a melhor porta de entrada ainda é o iTunes (www.itunes.com). O problema para a maioria dos brasileiros é que lá o conteúdo é todo em inglês. Se isso não te incomodar, recomendo começar por ele. Apesar da facilidade de uso do iTunes ser discutível, o interessante do programa é ter um diretório de podcasts, um agregador integrado e ser de graça. Se seu MP3 player é um iPod, o iTunes também transferirá conteúdo para ele (ou seja, será capaz de fazer o que se chama de "sincronização").

Outras fontes de podcasts são sites de estações de rádio, jornais, revistas ou diretórios de podcasts. Para esses casos vc pode fazer o download manualmente dos episódios um a um ou usar um agregador como o iTunes, desde que o site possua um "RSS feed". O que um agregador (ou Podcatcher) faz é de tempos em tempos verificar se há um novo episódio na lista de podcasts que vc assinou (ou subscreveu) por vc e baixá-los automaticamente para seu micro. Eu uso o Media Monkey (www.mediamonkey.com), que na verdade é um gerenciador de mídia e a última versão tem um gerenciador de subscrições simples, além de sincronizar com a maioria de MP3 players, incluindo os iPods.

Para audiobooks, as referências que tenho são todas em inglês. Acho que é seguro dizer que o líder é a Audible (www.audible.com), mas a Amazon (www.amazon.com) e a própria Apple através do iTunes também vendem audiobooks.

Escolhendo o MP3 Player

Embora vc possa perfeitamente ouvir podcasts e audiobooks no seu micro, se vc quiser fazer isso na academia ou enquanto faz outra coisa, o mínimo necessário é naturalmente um MP3 player. Seguem algumas dicas:

1) Uma característica essencial que um MP3 deve ter para ouvir podcasts e audiobooks é ser capaz de retomar do ponto onde vc estava ouvindo quando ele é desligado.

É que boa parte deles voltam ao início do arquivo MP3. Como podcasts e audiobooks com uma hora ou mais são comuns, recomeçar tudo de novo pode ser bem frustrante e comprometer toda a experiência. Como MP3 players foram originalmente feitos para ouvir música (que tipicamente duram por volta de 4 minutos), nem todos retomam do ponto onde vc estava ouvindo, já que isso não é um problema para músicas.

Portanto, pesquise na Internet ou faça um teste simples na loja mesmo, já que a maioria dos MP3 vêm com alguma música já carregada. Desligue o MP3 durante a música, ligue novamente e observe se ele retoma do início da música. Se retornou de onde parou, é o que vc precisa.

2) Uma característica desejável é o recurso de "bookmark" ("marcador de livro" numa tradução livre). Com bookmark, é possível marcar um ponto do MP3 e retornar a ele qdo quiser. Isso pode ser interessante para marcar um trecho ao qual vc quer voltar posteriormente, ou se você quiser usar o MP3 para ouvir outra coisa (uma música) e voltar posteriormente no ponto onde estava.

3) Outra característica que acho interessante é ter avanço rápido. Pode acontecer de vc acidentalmente apertar o botão errado em seu Player e avançar para o próximo MP3, perdendo o ponto onde estava. Acho isso mais interessante do que bookmark. Players da Samsung geralmente tem a velocidade de avanço configurável, o que permite agradar gregos e troianos.

4) Se vc planeja subscrever a sites como audible.com, esteja atento a lista de MP3 players que suportam o formato adotado por eles.

5) Evite MP3 mais antigos da Sony, que exigiam um software chamado SonicStage para carregar MP3 neles. É que a Sony tinha uma estratégia de competir não só com a Apple (já que o SonicStage também tinha uma loja virtual como o iTunes) como tb com o próprio padrão MP3, já que esses MP3 palyers na realidade tocavam o formato Atrac proprietário da Sony! Ou seja para carregar qualquer coisa nesses "MP3 players" era necessária a conversão para ATrack, processo não só demorado mas que também requeria o SonicStage.

6) Uma alternativa a comprar um MP3 player é usar o seu celular, caso ele seja capaz de reproduzir MP3.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

1, 2, 3, testando!

Um dos meus vícios é usar meu MP3 player para ouvir podcasts e audiobooks. Não sabe o que é isso? Ótimo porque este é o objetivo deste blog. Notei que há pouquíssimos recursos relacionados a podcasts e audiobooks em português e ainda mais para brasileiros e daí tomei a iniciativa de ajudar a cobrir esta deficiência compartilhando as minhas experiência.

O que chamo de podcasts são aquivos MP3 (ou de outros formatos semelhantes) disponíveis para download na internet só que em vez de conter música estes arquivos contém programas dos mais variados tipos, aulas dadas em universidades, palestras ou livros lidos. O que acho interessante é que isso me permite aproveitar meu tempo na academia, no metrô, no supermercado ou no trânsito louco de São Paulo para aprender ou me divertir e não só para ouvir música. Na realidade, muitos podcasts são programas de rádio gravados em MP3. Independente da origem, a maioria dos podcasts que conheço são de graça, o que faz eles ficarem ainda mais atraentes :-).

O que chamo de audiobooks (ou audio-livros) são como o nome diz: livros lidos em voz alta. Estes geralmente não são gratuitos.

Até onde vai onde vai meu atual conhecimento, temos poucos podcasts e audiobooks em português. Se isso for verdade, esse blog vai ser mais útil para quem tem um bom inglês ou está aprendendo. Mas posso estar errado ou talvez com um pouco de lobby consigamos ter alguns bons programas disponibilizados como podcasts.

P.S. Há também podcasts em vídeo, mas por várias razões ainda não sou usuário deste formato de mídia e portanto o blog deve refletir esta preferência.